Há 35 anos Pac-Man ainda é a atração para muitos, pois mesmo com sua jogabilidade e gráficos simples muitos o jogam e ainda diversas vezes durante o dia.
Pac-Man (conhecido em japonês com o nome de Pakkuman) é um game criado por Toru Iwatani para a empresa Namco, onde o personagem principal do jogo já decorou caixas de cereais, foi a estrela de um programa de desenho animado no sábado de manhã e se tornou ícone dos games clássicos.
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A maioria dos jogadores do game acredita que os quatro fantasmas estão perseguindo o Pac-Man, mas nada é ao acaso. Iwatani explica que cada um dos “vilões” do jogo foi programado com características específicas.
Blinky, o fantasma vermelho, tem como função perseguir obstinadamente você durante todo o jogo, enquanto Pinky (o fantasma rosa), se posiciona em um ponto que é 32 pixels a frente da boca de Pac-Man. Já o fantasma azul, Inky, tenta posicionar-se em um local semelhante. E por fim, Clyde, o fantasma laranja, move-se completamente ao acaso. Mas como o Pac-Man está sempre em movimento, o jogador tem a sensação de ser encurralado pelos fantasmas a todo tempo.
O Pac-Man teria sido inspirado por uma pizza faltando um pedaço? A verdade é que o jogo todo foi inspirado em sobremesas e comidas. “Pensei em algo que poderia atrair as meninas, e sabia que elas gostavam de sobremesas. Assim, o verbo ‘comer’ me deu uma dica para criar este jogo”, diz Iwatani.
Em japonês, o nome “puck puck” é semelhante para o inglês dizendo “munch munch”, que simboliza o barulho de uma boca abrindo e fechando, exatamente quando estamos comendo algo.
Pac-Man foi projetado para ser o mais simples possível, para atrair um público amplo. E com os limites da tecnologia em 1980, essa tarefa ficou um pouco mais fácil de ser alcançada. Iwatani diz que ele está feliz com isso atualmente, mas que na época, havia mais uma coisa que ele queria acrescentar ao jogo.
“Eu queria ter um abrigo que iria se mover para cima e para baixo”, diz ele. Mas como sabemos, isso não foi possível e a galera tinha que se virar pra se manter vivo no game.
É difícil imaginar Pac-Man sem os fantasmas coloridos, mas quando o jogo estava sendo desenvolvido o presidente da Namco ordenou que Iwatani fizesse os fantasmas de uma única cor (vermelho, para ser mais preciso), já que ele acreditava que os jogadores ficariam confusos com várias cores de fantasmas, e que talvez, achassem que algum deles fosse aliado do Pac-Man.
Pac-Man foi projetado para ser o mais simples possível, para atrair um público amplo. E com os limites da tecnologia em 1980, essa tarefa ficou um pouco mais fácil de ser alcançada. Iwatani diz que ele está feliz com isso atualmente, mas que na época, havia mais uma coisa que ele queria acrescentar ao jogo.
“Eu queria ter um abrigo que iria se mover para cima e para baixo”, diz ele. Mas como sabemos, isso não foi possível e a galera tinha que se virar pra se manter vivo no game.
É difícil imaginar Pac-Man sem os fantasmas coloridos, mas quando o jogo estava sendo desenvolvido o presidente da Namco ordenou que Iwatani fizesse os fantasmas de uma única cor (vermelho, para ser mais preciso), já que ele acreditava que os jogadores ficariam confusos com várias cores de fantasmas, e que talvez, achassem que algum deles fosse aliado do Pac-Man.
Mas Iwatani recusou a ordem e em questionários enviados aos testadores do jogo, perguntou se eles preferiam um fantasma de uma única cor ou quatro coloridos. E nem um dos testadores escolheu a opção de cor única, convencendo o presidente da empresa a aceitar essa opção.
Dica Especial
Se você digitar Pac Man no Google aparecerá o jogo para você jogar.
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